domingo, 18 de outubro de 2009

Analise do livro Os lusiadas canto V

No canto V é uma narrativa da viagem marítima , onde os marinheiros tinham medo do " mar tenebroso" , tinham alucinaçoes achando que no mar existiam monstros, e passaram por doenças e a morte provocada pelo Escorbuto, enfrentando perigos e grandes obstaculos .
Adamastor era considerado , o gigante, pelo povo luso . Quando eles conseguiram derrotar o gigante, eles festejaram, nao por ganhar, mas sim por enfrentar e vencer o medo!


A partir da estrofe 49, o gigante começa a fazer previsoes de quem era a figura maravilhosa mas Vasco da gama interrompeu , foi quando Adamastor começou a relembrar seu passado triste.
Ja na estrofe 52 Adamastor fala de um sentimento mais profundo , Amor. Onde ele conta que viu Tétis nua na praia e por ela se apaixonou . Tétis era representada para o gigante como um objeto de desejo e por ela, Adamastor desprezou toda as outras deusas , por isso ele cometeu a loucura de lutar contra Neptuno .
A partir dessa estrofe começa uma "luta" por um amor impossivel, o gigante demonstra uma fragilidade, onde ele se acha feio demais para conquistar o coraçao de Tétis . Isso é demonstrado pela estrofe 53 :
“como poderia o amor de uma ninfa, aguentar o amor de um gigante?”
O seu amor por Tétis era tao grande , que o gigante começava a ter alucinaçoes, ao ponto de Adamastor em uma noite ver o rosto de Tétis , e correr para abraçá - la, depois ele descobre que nao era real.
Finalmente na ultima estrofe 60 o gigante desaparece chorando ,Vasco da gama pede aos anjos que os casos contados por Adamastor nao se realizem !

Natália e Jamile !

Nenhum comentário:

Postar um comentário